Prefeitura de Ilhabela reforça divulgação de dias e horários para visitação da Fazenda Engenho D’Água

0
744
SB post

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, reforça a divulgação de dias e horários disponíveis para visitação do circuito externo da Fazenda Engenho D’Água.

Para o público em geral, a visitação pode ser realizada às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados das 9h30 às 11h30 e das 14h às 17h, com saídas a cada 30 minutos. Para as escolas a visitação pode acontecer nas quartas e quintas-feiras mediante agendamento prévio a ser realizado de segunda à sexta-feira, das 10h às 17h, junto ao Centro Cultural da Vila. A pasta responsável informa ainda que em dias de chuva não há visitação por tratar-se de um circuito externo.

Os portões de acesso à Fazenda foram abertos para visitação pública em março deste ano. Escolas do município já levaram vários alunos para o circuito.

“A abertura da fazenda é um anseio antigo da população ilhéu. A visitação tem entrada gratuita e oferece oportunidade ao visitante de contemplar as belezas da exemplar arquitetura civil datada do século XVIII”, destaca o prefeito Márcio Tenório.

 

Roteiro da visitação

O percurso se dá pela área externa, não contemplando a sede (para a qual será elaborado um projeto específico), obedecendo às regras de visitação. O circuito tem início a partir dos jardins da fazenda, local onde antigamente se desenvolvia cultivos de gêneros alimentícios para consumo próprio. Ali o visitante poderá contemplar a edificação e suas características arquitetônicas preservadas em sua face externa, bem como a bela paisagem, também tombada como patrimônio nacional.

O roteiro segue pela estrada de acesso ao reservatório de abastecimento e distribuição de água para a produção de aguardente, o qual mantém preservadas as comportas originais de escoamento. Os visitantes passarão ainda pelo aqueduto que conduzia a água represada e também a roda d’água que movimentava o maquinário para moagem da cana de açúcar.

A visita será terminada nos tonéis de armazenagem e área de envasamento da famosa aguardente denominada “Fazenda Engenho D’Água”, vendida em Ilhabela e nos mercados de Santos, para onde era transportada em canoas de voga.

Serviço: Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3896-6069.

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome