Novos membros do COMSEA Osasco tomam posse para a gestão 2018-2019

0
484
SB post

Na terça-feira, 19/12, foi realizada na Sala de Reuniões do gabinete do prefeito de Osasco, Rogério Lins, a posse dos representantes no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Osasco (COMSEA) para o biênio 2018-2019.

O COMSEA é um órgão colegiado de caráter consultivo, que tem como atribuição recomendar ao Poder Executivo as diretrizes gerais da política municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, contemplando todas as pessoas que moram no município.

O prefeito Rogério Lins assinou o documento de empossamento da nova equipe e parabenizou a todos pelo trabalho desenvolvido no Conselho.

“Somos a 2ª maior economia do Estado, a 8ª posição no ranking do PIB, e a 5ª melhor cidade no ranking das dez melhores a oferecer merenda escolar de qualidade em todo o Estado. Já fui membro do COMSEA, quando era vereador, e tudo o que eu aprendi sobre alimentação saudável e segura eu aplico hoje na alimentação das minhas filhas, da minha família. Estamos avançando ainda mais na merenda oferecida nas nossas escolas. Temos crianças que moram em áreas de vulnerabilidade social que, muitas vezes, a principal alimentação delas é a merenda escolar, por isso nosso governo avançará ainda mais neste serviço”, informou.

Durante o encontro, Marcos Miguel, um dos fundadores do Conselho fez um breve relato sobre as conquistas do COMSEA desde a sua criação em 2006. “Um terço dos nossos membros são do poder público, o restante é da sociedade civil. Muitas foram as lutas e também as vitórias, e o nosso trabalho reforça ainda mais a importância da atuação deste órgão para a cidade”, disse.

José de Vilmar Ferreira Leite, presidente do Conselho na gestão 2015-2017, reforçou que é preciso focar em uma maior divulgação do COMSEA no que tange à segurança alimentar do município.

O secretário adjunto da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento (SICA) Hamilton Sant’anna, representando Rafael Paes, secretário da pasta, agradeceu o apoio do COMSEA junto ao governo, para acompanhar, monitorar e avaliar as ações públicas de segurança alimentar e nutricional da cidade.

A composição da nova gestão para o biênio 2018/2019, segundo o artigo 3º alínea II, Lei n° 4002 é:

I – Representantes de entidades sindicais de trabalhadores de áreas afins da segurança alimentar e nutricional:

Titular: Carlos Roberto Alves

II – Representantes de associações comunitárias e de bairro:

Titulares: Alaíde Pereira Xavier Feitosa e Maria José Ferreira da Silva

Suplentes: Genivaldo Xavier e Raquel Augusto Souza

III) Representantes de entidades religiosas:

Titulares: Lídia Pereira Rufato de Souza e Elaine Santos de Souza

Suplente: Maria Silva Andrade Fortuna

IV) Representantes de entidades sociais e populares, com interface nas questões de segurança alimentar e nutricional:

Titulares: José Vilmar Ferreira Leite e Aline Rocha Andrade

Suplentes: José Oliveira Ribas e Natália Merci da Silva

V) Representante de entidades e associações gerais patronais:

Titular: Edson Luiz Pinto

Suplente: Paulo Cesar de Andrade

VI) Representante de instituições de ensino privado técnico e/ou superior e de pesquisa: Titular: Prof. Dra. Ligia Cristina Fonseca Lahoz Melli

Suplente: Miriam Silva do Carmo Rodrigues e Jessica Signani

VII) Não houve a presença de representante de entidades de atendimento e/ou defesa da pessoa com deficiência.

VIII) Representante de entidades sociais de atendimento e/ou defesa do idoso:

Titular: Vanessa Gonçalves Soares

Suplente: Maria Aparecida Cunha Santos Conceição

IX) Representante de entidades sociais de atendimento e/ou defesa da criança e do adolescente:

Titulares: Elaine Cristina Sanchez Barros e Julina Alves do Nascimento

Suplente: Carla Aparecida Souza Paulo

XI) Representantes da Administração Municipal:

Titulares: Ana Lúcia Neves Duarte da Silva (Secretaria de Assistência Social), Hamilton Sant’anna (Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento), Leandro Resende de Freitas (Secretaria de Planejamento e Gestão), Luciana da Silva Sampaio Jorge (Secretaria da Saúde), Marilisia Vital Gellis Gasparini (Secretaria de Educação), Selma de Freitas Silva (Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão) e Yolanda de Araújo Vido (Secretaria de Meio Ambiente)

Suplentes: Douglas Vinícius da Silva Eusébio (Secretaria do Meio Ambiente), Flávia Ferraz Bastos (Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão) e  Ana Paula Bernal  (Secretaria de Assistência Social)

Também participaram do encontro, Julina Alves do Nascimento, fundadora do COMSEA, Michele Lima, assessora e representante do vereador Ricardo Silva, entre outros.

Texto: Olga Liotta
Foto: Ivan Cruz

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome