Presidente do Fundo Social de Itaquá faz entrega de enxovais para gestantes na UBS Monte Belo

0
783
SB post

A Prefeitura de Itaquaquecetuba e o Fundo Social de Solidariedade promoveram na sexta-feira, dia 16 de março, uma oficina de “Shantala” e a entrega de enxovais para as gestantes do projeto “Nascer Feliz”, na Unidade Básica de Saúde (USB) Monte Belo. Com o objetivo de mostrar os benefícios que essa massagem traz para o bebê e o estreitamento de vínculo que ela provoca entre a mãe e o recém-nascido, a oficina foi realizada pela enfermeira Lilian Pereira e os enxovais foram entregues pela primeira dama e secretária de Políticas para Mulheres e presidente do Fundo, Joerly Nakashima, a Dona Jô.

Realizado através da parceria das Secretarias Municipais de Políticas para Mulheres, Desenvolvimento Social e de Saúde, juntamente com o Fundo Social de Solidariedade, o projeto é voltado para as gestantes em situação de vulnerabilidade social e/ou atendidas pela rede básica de saúde.

A iniciativa prevê quatro encontros em cada unidade, envolvendo palestras e oficinas com especialistas, visando à orientação sobre a importância do pré-natal, do acompanhamento médico durante a gravidez e outras dicas de saúde, além de temas voltados para áreas do direito social, assistência social e empregabilidade.

No final de cada ciclo, as gestantes que concluírem a sua participação no projeto recebem um enxoval com diversos itens para recém-nascidos (manta, casaquinho, par de sapatos, toucas, body, macacão, meias, sabonete, creme para assaduras, fraldas descartáveis e lenços umedecidos).

A secretária de Políticas para Mulheres, Joerly Nakashima, afirma que o projeto tem como foco atender as primeiras necessidades do neném ao nascer. “Estou muito feliz em ver que todas participaram desde o início do projeto. Algumas já estão com o bebê no colo e poderão colocar em prática tudo o que aprenderam. Desejo toda felicidade nessa nova fase e que esses bebês cresçam com muita saúde”, declarou Dona Jô.

Segundo a esposa do prefeito Dr. Mamoru Nakashima os kits distribuídos às gestantes foram doados para o Fundo Social através de uma parceria feita por ela com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Estaca Itaquá, que angariou as peças com a campanha “Mãos que ajudam 2017”.

Participando pela segunda vez do projeto “Nascer Feliz” a gestante Natália Aparecida dos Santos Nascimento, 20 anos, mãe do pequeno Luis Miguel de um ano e oito meses, e a espera da Manuela, elogiou a iniciativa da administração municipal.

“O Nascer Feliz me ajudou muito, estou muito feliz em participar outra vez. Me sinto mais segura e preparada depois de participar do projeto”, afirmou Natalia.

PROGRAMAÇÃO Na próxima semana (dia 21, às 13h), as ações terão continuidade na USF Josely, com a apresentação do projeto e a abordagem do tema empregabilidade, com técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Já no dia 23, sexta-feira, às 12h, será a vez das grávidas da UBS Jardim do Carmo receberem informações importantes sobre o mercado de trabalho e empregabilidade.

Mais informações sobre o projeto e como participar do mesmo, podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres no telefone 4753-5291.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome