Prefeitura de Caçapava inicia campanha contra uso de cerol em pipa

0
688
SB post

Com o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre os perigos do cerol, a Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Defesa e Mobilidade Urbana, lança a campanha “O cerol mata”, que visa combater o uso da mistura

(cola com vidro moído) que é passada na linha das pipas. O intuito é orientar sobre a brincadeira, aparentemente inofensiva, mas que pode ocasionar graves consequências, inclusive risco de vida e problemas na rede elétrica.

O uso do cerol pode colocar pedestres, ciclistas e motociclistas em situação de risco, podendo sofrer cortes, principalmente no pescoço, e até vir a óbito. Além disso, o vidro usado para fazer o cerol é condutor de energia elétrica e, se a linha encostar nos fios da rede de alta tensão, quem está empinando a pipa pode morrer eletrocutado.

A iniciativa prevê a intensificação da fiscalização contra o uso de linha de cerol, uma ação conjunta entre o Departamento de Trânsito, Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil e Polícia Militar será realizada durante todo período, a fim de detectar e conter a comercialização do uso de cerol ou qualquer outro material cortante para empinar pipas. A campanha também visa ações de orientação para pais e filhos brincarem de forma saudável e responsável.

O uso de cerol é crime previsto pelas leis estaduais (10.017/1998 / 12.192/2006 ), que proíbem a comercialização e utilização de pipas equipadas com instrumentos cortantes e com linhas preparadas à base de produtos cortantes. Para os infratores, está previsto multa. Se o infrator for menor de idade, o responsável pela criança ou jovem responderá pelo caso.

A população pode denunciar através dos canais de atendimento 153 e 190. A denúncia é importante para coibir a comercialização e o uso do material.

Cerol – é uma mistura de pó de vidro (vidro triturado) com cola de madeira, que é passada na linha das pipas para que se tornem cortantes. Existe ainda a chamada linha chilena, também conhecida como linha de combate. Ela é feita em escala industrial com algodão e produtos cortantes, como uma mistura de pó de quartzo com óxido de alumínio.

Confira algumas medidas de segurança na hora da brincadeira:

• Não use linhas com fio de cobre ou cerol, pois só as de algodão são seguras.

• Preste atenção a motocicletas e bicicletas, pois a linha, mesmo sem cerol, é perigosa para os condutores;

• Não solte pipas perto de fios ou antenas para evitar choques elétricos;

• Não solte pipas em dias de chuva ou relâmpagos;

• Não retire pipas presas em fios de transmissão de eletricidade ou árvores, nem faça pipas com papel laminado, pois o risco de choque e acidente é grande;

• Procure locais abertos como, parques, praças ou campos de futebol;

• Não solte pipa em lajes ou telhados, para evitar quedas;

• Olhe bem onde pisa, especialmente quando andar para trás, para não cair;

• Caso a linha quebre, não corra atrás da pipa sem observar se o caminho é seguro, como atravessar ruas e passar por buracos, para evitar acidentes;

• Use luvas ao soltar pipa, para não machucar as mãos.

• Tente soltar pipa sem rabiola, como as arraias. Na maioria dos casos, ela prende no fio por causa da rabiola.

• A diversão faz bem à saúde, mas divirta-se com segurança.

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome