Programação do Dia da Mulher em Bertioga tem ações de saúde e culturais

0
569
SAO PAULO, SP, 15-02-2017: Peça “Mil Mulheres e Uma Noite”, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro. O texto inédito apresenta histórias dos clássico milenar “ D’ As Mil e Uma Noites “ como narrativas atuais, com um elenco formado apenas por mulheres. O espetáculo teve seu projeto de criação contemplado pela 4ª Edição do PREMIO ZÉ RENATO. Foto: Julia Chequer/Divulgação
SB post

Bertioga terá extensa programação no Dia da Mulher. A Secretaria de Saúde preparou um esquema especial de atendimento às bertioguenses, que inclui exame preventivo de câncer do colo do útero, avaliação bucal, testes rápidos IST/AIDS e palestras. Na área cultural e social, haverá sarau, intervenções, rodas de conversa, teatro e cine rua voltados às questões de gênero e empoderamento feminino; além de ações de beleza e valorização da mulher.

PROGRAMAÇÃO DA SECRETARIA DE SAÚDE

Durante a semana, de segunda (05) a sexta-feira (09), as cinco Unidades Básicas de Saúde da Cidade oferecerão orientação sobre planejamento familiar e métodos contraceptivos, além da realizarão de aferição de pressão arterial, glicemia capilar, avaliação bucal e testes rápidos IST/AIDS.

Nos seguintes dias e horários também será realizado exame preventivo de câncer do colo do útero, de livre demanda (sem a necessidade de agendamento prévio de consulta):
05/03 – UBS Maitinga (das 9 às 15h30) e UBS Boracéia (das 13 às 15h30).
06/03 – UBS Indaiá (das 13 às 15h30).
07/03 – UBSs Vicente de Carvalho e Vista Linda, das 9 às 15h30.

Autoestima da mulher 
Nas UBSs e outros equipamentos de saúde, um consultor de beleza abordará sobre cuidado e autoestima da mulher, com sorteio de brindes. As atividades acontecem nas seguintes datas e horários:

07/03, quarta-feira:
8 horas – Vigilância/CTA
10 horas – NACE
11h30 – UBS Vista Linda
13h30 – UBS Indaiá
15h30 – USF Boracéia

08/03, quinta-feira:
8 horas – UBS Maitinga
9h30 – CAPS
11 horas – CEME
13 horas – UBS Jardim Vicente de Carvalho
15 horas – Hospital

Prevenção 
A Diretoria de Vigilância em Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), levará testes rápidos de ISTs e kits de prevenção às UBS, nos seguintes dias e horários:

05/03, segunda-feira:
8 horas – NACE
13 horas – UBS Vista Linda

06/03, terça-feira
8 horas – CAPS
13 horas – UBS Indaiá

07/03, quarta-feira
8 horas – UBS Maitinga
13 horas – UBS Jardim Vicente de Carvalho

08/03, quinta-feira
8 horas – CEME
13 horas – USF Boracéia

09/03, sexta-feira
8 às 16 horas – Hospital Municipal

Palestra com dermatologista no Ceme 
No dia 08, às 9h30, o Centro de Especialidades Médicas (Ceme) terá palestra com médica especialista em dermatologia sobre cuidados da pele, unha e cabelos.

PROGRAMAÇÃO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO E RENDA

Cuidados de beleza 
O Espaço Cidadão Centro oferecerá serviços de cuidados pessoais de beleza como corte de cabelo e escova e maquiagem.
Espaço Cidadão, dia 08, das 10 às 14 horas.

Palestra sobre direitos das mulheres 
Palestra de orientação sobre os direitos da mulher. A atividade “Direito e participação econômica, política, social e autonomia das mulheres” será ministrada pela advogada Thaís Distasi.
Espaço Cidadão, dia 08, às 14 horas.

“Os Saberes, as Histórias e os Direitos do(as) Índios(as) velhos(as)”
Reunião com lideranças. É o projeto “Os Saberes, as Histórias e os Direitos do(s) Índios (s) velhos (s)”, com representantes do Conselho do Idoso e poder público. Palestrarão Marcos Terena e Claudia Bonalume, que são integrantes do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena – Brasília.
Espaço Cidadão, dia 08, às 15 horas.
Roda de Conversa sobre os direitos das pessoas Idosas em Bertioga.
Palestrantes Marcos Terena, e Claudia Bonalume.
Espaço Cidadão, dia 08, às 16 horas.

Palestra “Vamos falar sobre Machismo?” 
O fotógrafo e historiador Cadu de Castro ministra uma roda de conversa sobre a importância para os homens e meninos da desconstrução do machismo e a luta feminista.
Centro comunitário da Vila do Bem, dia 13, às 14h30.

Palestra – Dialogando sobre… A Beleza da Mulher na sua melhor Idade
Palestrantes: Elaine Cristina Silva de Moura, especialista em Políticas Públicas para Pessoa Idosas e assessora técnica de gabinete da Secretaria de Estado de Defesa Social.
Fundo Social de Solidariedade, dia 15, às 14 horas.

Workshop de Beleza na Melhor Idade
Parceria com a escola de Beleza Evidenccy e Patrícia Scarpelini;
Fundo Social de Solidariedade, dia 15, às 15h30.

Roda de conversa “Identidade e Feminismo” 
Roda de conversa “Identidade e Feminismo”, com a educadora, mulher e militante Lucélia Avelino.
Centro comunitário da Vila do Bem, dia 21, às 14h30.
Cras do Jardim Vicente de Carvalho, dia 22, às 14h30.

PROGRAMAÇÃO DA SECRETARIA DE TURISMO, ESPORTE E CULTURA

De 1º a 18 de março, Bertioga terá ações culturais voltadas ao Dia da Mulher. É a ‘Maré Delas”, realizada pelo Sesc Bertioga, com apoio da Prefeitura de Bertioga. A programação contempla a diversidade de gênero, a participação e o protagonismo de mulheres em diferentes áreas da sociedade.

Roda de Conversa – Amor, Afeto e… Machismo, com o Coletivo Manacá.
O Coletivo Manacá atua na cidade de Bertioga e busca dar visibilidade a temas como o combate à violência contra as mulheres e a diversidade, contribuindo para a criação de espaços de discussão e atuação na Cidade. Nesta atividade, o grupo estimulará reflexões sobre relacionamentos e afetividade em uma sociedade na qual a desigualdade entre homens e mulheres ainda é muito grande. A discussão passará por temas como os diferentes tipos de violência contra a mulher e formas de empoderamento e autoconhecimento para a superação dessas desigualdades.

Dia 7, quarta, 15 horas, Centro Comunitário da Vila do Bem
Dia 12, segunda, 15 horas, Cras Vicente de Carvalho
Dia 14, quarta, 15 horas, Espaço Cidadão Boraceia
Dia 16, sexta, 19 horas, Casa da Cultura
Todas as apresentações são gratuitas e não é preciso fazer retirada de ingressos.

Teatro – Mil mulheres e uma Noite, com a Cia. As Meninas do Conto 
Partindo de uma das maiores obras de referência da tradição oral, as sete atrizes contadoras personificam a emblemática figura de Sherazade. Ao fundir suas histórias com relatos contemporâneos de opressão feminina, o espetáculo faz uma releitura de “As Mil e Uma Noites” – uma das mais famosas obras da literatura árabe – e potencializa o diálogo entre o feminino e o masculino, o dia e a noite, o passado e o presente, o lá e o aqui. O evento é gratuito, e a retirada de convites deve ser feita com 30 minutos de antecedência.
Dia 9, sexta, às 20 horas, Casa da Cultura.

Intervenção – Beleza Real 
Sessão de Graffitti com Negahamburguer, personagem da Evelyn Queiroz – ilustradora e ativista. A artista desenvolve trabalhos com foco no feminismo e seus conceitos e busca dar visibilidade às diversas formas de beleza, aumentando a representatividade de diferentes corpos femininos. Grátis.
Dia 10, sábado, às 16 horas, na Pista de Skate.

Sarau – Slam das Minas SP 
Os Slams são campeonatos de poesia, em que os participantes se apresentam e são avaliados por um júri formado pela plateia, que elege o campeão ou campeã da noite. O Slam das Minas – SP surgiu para criar um espaço de voz e acolhimento para as mulheres. No evento, acontece o momento de apresentações com microfone aberto e depois a batalha de poesia autoral, além da discotecagem de Luz Ribeiro. Grátis.
Dia 10, sábado, às 19h30, Pista de Skate (Em caso de chuva a atividade acontecerá no Quiosque 3, Orla da Praia).

Aula aberta de iniciação no skate 
Menina andando de skate? Pode sim! Essa atividade busca incentivar a prática do skate para mulheres. As instrutoras ensinarão os princípios básicos como: o equilíbrio, as primeiras manobras e as noções de segurança. Este é um esporte que gera benefícios e bem-estar à saúde, sendo um ótimo exercício aeróbico. Grátis.
Dia 10, sábado, às 18 horas, Pista de Skate.

Apresentação esportiva “Flipando”, com Pâmela Rosa 
Apresentação esportiva com um dos nomes mais promissores do skate mundial. Ela foi a atleta mais jovem a conquistar uma medalha de ouro do X Games, com apenas 16 anos e é bicampeã mundial da World Cup Skateboarding. Grátis.
Dia 10, sábado, às 19 horas, Pista de Skate.

Cine rua – Exibição e bate-papo sobre o filme Minha avó era palhaço
O projeto Cine Rua é feito por moradores de Bertioga e busca uma nova forma de se relacionar com o cinema. As exibições são realizadas em espaços públicos de diferentes bairros da Cidade, com temas que passam pela sustentabilidade e a diversidade. Nesta edição, em parceria com o Sesc, o projeto propõe uma discussão sobre racismo e machismo: assuntos apresentados no documentário “Minha avó era palhaço”, dirigido por Ana Minehira e Mariana Gabriel – que convidam o público para um bate-papo após a exibição. (Direção de Mariana Gabriel e Ana Minehira / Brasil – 2017, 52 min). Grátis.
Dia 14, quarta, às 19 horas, Pista de Skate. (Em caso de chuva, a atividade acontecerá na Casa de Cultura do Centro).

O Sesc Bertioga tem outras atividades em comemoração ao Dia da Mulher, dentro da unidade, como aulas de surfe, krav maga e exibição do filme ‘Como nossos pais’ (Direção de Laís Bodanzky / Brasil – 2017, 102min), que podem ser conferidas no site www.sescsp.org.br/bertioga.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome