Curso gratuito “Riquezas de Barueri: Mata Atlântica” está com inscrições abertas

0
988
SB post

A floresta em pé, viva, pulsante é condição básica para a manutenção da vida. É preocupada com isso que a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) está sempre promovendo cursos que tornem todo e qualquer cidadão um educador ambiental, alimentando a consciência e o amor pela natureza.

O curso “Riquezas de Barueri: Mata Atlântica” atende a Política Municipal de Educação Ambiental, instituída pela Lei nº 2.124, de 20 de março de 2012. Conforme pede o projeto, é necessário promover atividades de formação que democratizem informações socioambientais entre a população para que, com a ajuda de todos, haja mais ações de proteção e defesa do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida.

A implantação do Plano Municipal da Mata Atlântica elaborado por Barueri será mais significativa se acompanhado de perto por seus moradores, cientes da importância de preservar esse bioma tão presente na região. O curso irá apresentar informações sobre a Mata Atlântica, tanto a brasileira quanto a local, aproximando seus participantes das questões ambientais e despertando a reflexão sobre os impactos a que essa vegetação nativa está exposta.

Inscrições abertas; vagas limitadas
A capacitação terá um total de 24 horas-aula, compostas de exposição dialogada, atividades em grupo, recursos audiovisuais, leituras complementares, visita a um parque e atividades de sensibilização com a natureza. As aulas ocorrerão na Fatec Barueri (Av. Carlos Capriotti, 123 – Centro), todas as quartas-feiras a partir do dia 23 de maio, das 9 às 12h.

As inscrições são gratuitas e estão abertas a todos os interessados. Basta comparecer ao guichê do Meio Ambiente, que fica dentro do Ganha Tempo Municipal (Av. Henriqueta Mendes Guerra, 550 – Centro), aberto de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, portando documento original com foto.

As vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone (11) 4199-1500 com Marcelle.

Confira o conteúdo programático do curso:
Aula 1
: Introdução ao curso, dinâmica do ritmo para apresentação dos alunos e aula sobre a Mata Atlântica de Barueri e a Mata Atlântica brasileira. Leitura e interpretação de poema.
Aula 2: Continuação da aula sobre a Mata Atlântica brasileira. Exibição de vídeo sobre o pau-brasil. Jogo do verdadeiro ou falso sobre o pau-brasil.
Aula 3: Aula sobre a palmeira-juçara e o xaxim. Exibição de vídeos sobre projetos com a palmeira-juçara. Participantes elaboram poemas sobre essas duas espécies da Mata Atlântica.
Aula 4: Aula sobre espécies nativas da Mata Atlântica. Exibição de vídeo sobre a pitangueira e a goiabeira. Os participantes simulam uma feira de venda de frutas nativas.
Aula 5: Exibição de reportagem sobre o mico-leão-dourado. Exemplos de projetos brasileiros de conservação de espécies. Explicações sobre espécie-bandeira e elaboração de uma campanha de conservação ambiental.
Aula 6: Aula sobre a ocupação humana na Mata Atlântica. Exibição do vídeo Cinturão Verde de Porto Alegre. Comparação da situação mostrada com a situação de Barueri.
Aula 7: Visita a um parque. Atividades de sensibilização com a natureza.
Aula 8: Leitura de livro sobre a Mata Atlântica, conversa sobre esse bioma e sistematização de conteúdos vistos no curso. Avaliação do curso e despedida.

TempTempTempTemp

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome