Em Mogi das Cruzes, apresentações “Os Pequenos no Vasques” começarão nesta sexta-feira

0
543
Foto: Ney Sarmento / PMMC
SB post

Após o sucesso do concerto de abertura de temporada realizado no último sábado (14/04) no Cemforpe, o projeto Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola, uma iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação, iniciará nesta sexta-feira (20/04), às 20 horas, uma série de concertos com as bandas escolares no Theatro Vasques. O projeto recebeu o nome de “Os Pequenos no Vasques” e receberá em sua primeira edição as bandas escolares da Escola Municipal Profª Noemia Real Fidalgo, no Jardim Maricá, e do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru. A entrada é gratuita.

Durante todo o ano, serão apresentados concertos com o objetivo de incentivar e dar oportunidade para que todas as bandas escolares do projeto possam se apresentar na cidade. “A apresentação é um momento único para nossas crianças que têm a oportunidade de mostrar o que aprenderam na escola nas aulas de música”, disse a secretária de Educação, Juliana Guedes. Atualmente o projeto atende 11 mil alunos em 16 escolas municipais e conta ainda com o CIARTE, onde são realizados os ensaios da Banda Sinfônica Jovem, que integra o projeto.

As duas bandas escolares apresentarão nesta sexta-feira (20/04) um repertório com músicas populares, contendo clássicos do rock mundial, pop contemporâneo e outras surpresas. Há um contexto especial envolvendo a escolha do Theatro Vasques para receber esta série de concertos. Fundado desde 1902, o Vasques é um espaço histórico de Mogi das Cruzes e que carrega uma grande importância artística e musical em todos os eu seus anos de atividade. “Não há lugar melhorar para a nova geração de futuros músicos da cidade adquirirem experiência”, avaliou o maestro Lelis Gerson, diretor artístico do Pequenos Músicos e responsável pela Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, que administra o projeto.

Concerto de abertura

O concerto de abertura da temporada 2018 realizado, no último sábado (14/04), lotou o auditório do Cemforpe e encantou o público com as apresentações das bandas escolares da EM Prof. Mario Portes e do Cempre Oswaldo Regino Ornellas, ambas em Jundiapeba, do coral da EM Dr. Luiz Beraldo de Miranda, no Parque Olímpico e da Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, sob regência do maestro Lelis Gerson.

“Uma cidade que tem carinho e preocupação com a música e a educação tem a preocupação com o futuro das crianças. É um orgulho sermos a Mogi da Música”, disse o prefeito Marcus Melo, que esteve no evento acompanhado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Karin Melo.

O evento contou com a participação do secretário de Estado da Cultura, Romildo Campelo, que convidou a Banda Sinfônica Jovem para se apresentar no Festival de Inverno de Campos do Jordão. “Desconheço outras iniciativas como esta realizada em Mogi das Cruzes para um número grande de alunos. É um projeto diferenciado. Queremos contar com presença da Banda Sinfônica em Campos do Jordão e teremos novamente a Orquestra Sinfônica neste ano”, disse.

Mais de 250 jovens se apresentaram no auditório durante o evento. O deputado federal, Junji Abe, destacou a importância do projeto. “Mogi das Cruzes é uma referência em educação musical. É um orgulho acompanhar o engradecimento deste projeto que começou há 15 anos”, disse. A secretária de Educação, Juliana Guedes , o secretário de Cultura, Mateus Sartori e o vereador Marcus Furlan também prestigiaram o evento. (Kelli Correa Brito)

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome