Em Guarulhos, Movimenta Saúde lança Março Roxo, que terá a Alimentação Saudável como tema

0
623
SB post

O programa Movimenta Saúde lançou o Março Roxo,  mês de mobilização e incentivo à alimentação saudável na Atenção Básica. O objetivo é promover atividades de orientação e conscientização relativas ao quanto a alimentação saudável e adequada pode contribuir para o desenvolvimento e crescimento humano, além da proteção à saúde e qualidade de vida da população.

Em todas as Unidades Básicas de Saúde serão realizadas atividades e grupos educativos voltados ao tema, como mudanças de estilo de vida e, principalmente, a proteção às doenças crônicas não transmissíveis, como  diabetes, hipertensão e obesidade. Segundo dados revelados pelo Ministério da Saúde, uma em cada cinco pessoas no País está acima do peso. A prevalência da doença passou de 11,8%, em 2006, para 18,9%, em 2016.

Os números são da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada em todas as capitais brasileiras de fevereiro a dezembro de 2016, com 53,2 mil pessoas maiores de 18 anos. Os dados também apontaram que o diagnóstico médico de diabetes passou de 5,5%, em 2006, para 8,9%, em 2016. O de hipertensão, aumentou de 22,5% para 25,7% no mesmo período. Em ambos os casos, o diagnóstico é mais prevalente em mulheres.

Nesse contexto, o mês de março será totalmente dedicado à mudança de hábitos alimentares, com o esforço de grupos de orientação à alimentação saudável, de prática de atividade física e de educação nutricional, além da elaboração de receitas saudáveis. O Dia D deste mês será em 16 de março, quando todas essas ações serão intensificadas.

Em todos os sábados de março, das 8 às 11 horas, ainda serão realizadas atividades físicas em diferentes locais da cidade. “Nós trabalhamos com a prevenção de doenças e promoção de saúde. Para evitarmos que os números apresentados pelo Ministério da Saúde cresçam ainda mais, temos de nos mexer e alinhar a alimentação saudável às práticas de atividades físicas para obtermos boa qualidade de vida”. esclarece o educador físico e responsável técnico da Academia da Saúde Cabuçu, Victor Hugo.

DATA

LOCAL

ATIVIDADES – das 8 às 11h

03/03

Lago dos Patos

Ginástica e Corrida

10/03

Base Aérea

Rugby Recreativo

17/03

CEU Pimentas

Quadras

24/03

CEU Rosa de França

Torneio de Futebol Feminino

Foto: Sidnei Barros / PMG
Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome