Jovens em Ação realiza aula inaugural para 300 adolescentes em Guarulhos

0
452
SB post

Um público de 300 adolescentes entre 14 e 17 anos participou na quinta-feira, dia 22, da aula inaugural do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – Jovens em Ação, no Salão de Artes do Adamastor Centro. A programação incluiu apresentações musicais, declamação de poemas, peça de teatro e depoimentos de jovens que já participaram do serviço.  A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, aos jovens em situação de vulnerabilidade social nos 12 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

O secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale, considera o Jovens em Ação importante no preparo dos jovens para o mercado profissional. “O serviço é de suma importância, pois auxilia adolescentes no preparo para o mercado de trabalho. É um marco inicial na vida deles,” afirmou o secretário.

Em 2017, 300 adolescentes foram assistidos pelo SCFV, de acordo com a diretora de Assistência Social, Patrícia Lins. “O ano passado foi um grande sucesso. Atendemos 300 jovens e possibilitamos que participassem de diversas atividades, discutissem temas relevantes para a formação deles. Alguns deles foram encaminhados a trabalhos e vários voltaram a estudar”, disse a gestora.

Para este ano, a programação do Jovens em Ação, segundo a responsável pelo serviço, Márcia Correa de Melo, inclui a discussão de temas como Juventude e Identidade, Direitos Humanos, Educação e o Mundo do Trabalho, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Relações Familiares e Violência Doméstica, História e Cultura Brasileira, Saúde e Qualidade de Vida e Bem-Estar.  Também estão previstas oficinas de esportes, atividades físicas, jogos, gincanas, teatro, dança e outras atividades culturais, como passeios.

Jovens em Ação

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos visa fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. A proposta é oferecer constantemente atendimento em grupo com atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, criando situações desafiadoras, estimulando e orientando os jovens na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

Com turmas na parte da manhã e da tarde, o serviço realiza encontros que abordam diversos temas. O Jovens em Ação é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ofertado para complementar o trabalho social com famílias. Ele é realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). Mais informações podem ser obtidas nas unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Imagens: Fabio Nunes Teixeira/PMG

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome