Diadema lança hotsite para divulgar informações sobre aids e outras IST

Ferramenta virtual começa a funcionar a partir do dia 18 de dezembro

0
590
SB post

Por: Gabriela Camilo

Neste mês, a Prefeitura reforça as ações de prevenção e combate à aids e disponibiliza, a partir de hoje, um hotsite para informar os munícipes sobre HIV, aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Além do site, houve distribuição de mais de 10.000 preservativos no Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1/12) e da Campanha “Fique Sabendo”, com realização de testes rápidos para detectar o vírus, na última semana de novembro.

No endereço www.diadema.sp.gov.br/aids, o internauta encontra cinco abas: Home, página inicial do site, com o logo e algumas informações básicas sobre o serviço de atendimento; O que é?, que traz informações sobre aids, HIV, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), sífilis e hepatites virais; Prevenção, que explica como se prevenir dessas doenças; Diagnóstico, sobre a importância do diagnóstico precoce e quais os principais sintomas e, por último, a aba Tratamento, que mostra qual o tratamento adequado para cada doença.

O portal foi desenvolvido para trazer mais informações à população. O Secretário de Saúde, Luís Cláudio Sartori, ressalta a importância da iniciativa para que seja evitado a propagação do vírus. “O intuito é reduzir a transmissão do HIV, das infecções sexualmente transmissíveis (IST) e das hepatites virais e também melhorar a qualidade de vida das pessoas já diagnosticadas com IST, HIV, aids e hepatites virais”.

Ele ainda acrescenta que há mais para realizar. “De acordo com o último Relatório de Monitoramento Clínico do HIV, produzido pelo Ministério da Saúde e lançado em dezembro de 2017, há ainda necessidade de um conjunto de ações a serem realizadas por diversos atores, em diferentes níveis de gestão, para que atinjamos as metas 90-90-90 do Programa das Nações Unidas para Aids (Unaids), que consiste em um programa para diagnosticar 90% de pessoas que vivem com HIV; das diagnosticadas, 90% devem estar em tratamento com terapia antirretroviral (TARV) e ainda, das pessoas em tratamento há pelo menos seis meses, 90% devem atingir supressão viral (carga viral abaixo de 1.000 cópias/mL, indicando sucesso no tratamento)”, conclui.

O coordenador do Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids e Hepatites Virais de Diadema, Alexandre Yamaçake, afirma o porquê da escolha de um site. “Ter uma presença digital forte é essencial hoje em dia. O hotsite é apropriado para o uso da população informando e incentivando o diagnóstico precoce do HIV”.

Além de informações, o site contará com atividades e ações que serão realizadas no próximo ano, além de fácil acesso a telefones e endereços dos locais especializados em atender os casos e as redes sociais da Prefeitura.

Serviço:

Centro de Referência (CR) em Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids e Hepatites Virais de Diadema

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Rua Oriente Monti, 28 – Centro.

Tel.: (11) 4053-5300 e 4051-3792.

Hotsite: www.diadema.sp.gov.br/aids

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome