Circo Escola Diadema comemora 9 anos com lançamento de rádio

0
1080
SB post

Por: Gabriella Camilo  Foto: Marcos Luiz

O 1º Circo Escola do ABCD comemorou, no dia 25 de novembro, nove anos de atuação em Diadema com o lançamento da rádio web “Olha eu aqui”, que será produzida pelos próprios alunos. A celebração aconteceu no próprio Circo, e incluiu entrega de certificados aos formandos do curso de Padaria Artesanal Familiar, um café especial com bolo de aniversário, produzido por uma aluna do curso de Padaria Artesanal, e uma retrospectiva.

O Circo Escola Diadema possui uma lona de 1.200 m2 de área construída com mastros, banheiros, escritório, picadeiro e cadeiras.

O projeto do Grupo Tápias Voadores tem parceria com a Prefeitura de Diadema e resultou em oficinas circenses oferecidas para o público geral, por meio da Secretaria de Cultura, atividades de circo oferecidas no Programa Cidade na Escola, da Secretaria de Educação, e curso de Padaria Artesanal, em  conjunto com o Fundo Social de Solidariedade. Hoje, atende cerca de 1.800 crianças, sendo 700 do Programa Cidade na Escola e mais de 1.000 jovens nas oficinas culturais.

A coordenadora e orientadora pedagógica do Circo, Viviane Tapia, está no cargo desde sua criação e declara que a sensação que ela e a equipe têm ao verem o circo atualmente é de dever cumprido. “Lá em 2008, quando foi inaugurado, tínhamos apenas uma lona e o desejo de mudar a cidade. Hoje, ao ver o que conseguimos alcançar, como a troca da lona e o lançamento do projeto da rádio são realizações muito grandes”, explica.

Rádio Web

O projeto da Rádio Web foi desenvolvido por funcionários do Circo para levar os alunos acima de 12 anos a um contato diferente com a cultura.  A rádio será produzida dentro de um trailer e contará com notícias, música, entrevistas e outros conteúdos elaborados pelos alunos. A transmissão será ao vivo para quem estiver no Circo e na página da internet. “Os alunos vão participar de uma sensibilização de produção de áudio e de radialismo. A ideia é estimular o interesse sobre o assunto”, explica o técnico de áudio e comunicação da Rádio Web e professor do Circo Escola, Juliano Soares. “Eu irei aplicar toda parte técnica dessa sensibilização, mas também contaremos com parceiros que farão palestras sobre o conteúdo”, conclui.

Para a realização do projeto, o Circo contou com parcerias. “O projeto foi idealizado por nós, mas tivemos grandes parceiros como o nosso colega de trabalho, estudante de arquitetura, que fez o projeto do trailler; o grupo Matéria Rima, que nos presenteou com a pintura externa; uma empresa de jardinagem, que fez todo o jardim em frente a rádio; e o Lions Club, que realizou um evento para venda de feijoada com renda revertida para a compra dos equipamentos de áudio”, declara Juliano.

Cidade na Escola

O Programa Cidade na Escola oferece aulas e oficinas diferenciadas para alunos das escolas municipais de Diadema. O objetivo é oferecer oportunidades educacionais com aulas voltadas para artes, cultura, letramento, matemática e educação ambiental. Os participantes do programa também poderão atuar na Rádio Web.

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome