Como escolher a pedra ideal para o projeto

Na hora de escolher o material, é importante levar em conta o tipo de ambiente, as propriedades da pedra, o tráfego de pessoas, entre outros fatores.

0
1085
pedra ideal para o projeto
SB post

Muito utilizadas na construção civil, por imprimirem beleza, sofisticação e durabilidade aos projetos, as pedras ornamentais sempre estão em voga na decoração, sendo utilizadas nas mais diversas ambientações.

Versáteis, essas rochas estão disponíveis em variados tipos no mercado, e é aí que podem começar os problemas: muitas vezes, essas pedras são escolhidas apenas pelo valor estético e decorativo, e não pelo local de instalação ou pelo tipo de aplicação, o que pode comprometer a manutenção e a vida útil do material.

“Geralmente, os clientes costumam observar dois pontos para escolher as pedras: estética e custo. Cabe ao arquiteto, então, a tarefa de conhecer as características de cada material e a missão de apresentar e especificar o melhor produto”, diz Adriano Santos, Gerente de Vendas da Minexco, empresa de importação de mármores e pedras especiais, que atua há cerca de 25 anos no mercado de construção civil.

Rochas naturais X Industrializadas

As rochas naturais, como o mármore e o travertino, são utilizadas há milênios na arquitetura, sendo sempre símbolo de requinte, luxo e nobreza. Como essa pedra pode ser encontrada em vários tipos, é possível sim encontrar um modelo que corresponda e atenda às características de cada projeto.

Hoje, com a evolução da tecnologia, outra solução cada vez mais utilizada nos projetos arquitetônicos são as pedras industrializadas. Algumas delas, a exemplo do Lapitec, pedra sinterizada de corpo inteiro, fabricada na Itália, reúnem o requinte de um verdadeiro revestimento europeu à durabilidade ímpar, podendo ser utilizadas em qualquer aplicação ou ambiente, inclusive em áreas molhadas, como banheiros e cozinhas.

“Na Feira de Milão deste ano, por exemplo, o Lapitec foi a pedra escolhida por muitos profissionais e fabricantes, por unir o luxo de uma rocha natural à solidez e resistência de um material da mais alta tecnologia”, conta Santos.

Assim, seja uma rocha natural ou industrializada, o importante, na hora de especificar o material, é levar em conta o tipo de ambiente (se interno ou externo), o tráfego de pessoas, se o local recebe a ação de agentes atmosféricos, umidade, e as características das rochas. Opções de modelos de pedras, em ambos os casos, não faltam.

Além de cuidados com a escolha da pedra, o arquiteto também deve passar ao morador as instruções necessárias para a manutenção do material. Muitas pedras naturais, por exemplo, dispensam o uso de produtos de limpeza abrasivos, bastando o uso de pano úmido e detergente neutro para manter o material bem cuidado.

Sobre a Minexco
Pioneira na importação de mármores e no mercado desde o início dos anos 1990, a Minexco importa mármores e pedras especiais dos lugares mais improváveis do planeta, atendendo à criatividade dos arquitetos e designers mais ousados.

Website: http://minexco.com.br/

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome