Conheça os benefícios da tangerina ponkã

0
1363
Conheça os benefícios da tangerina ponkã
SB post

A tangerina ponkã  – também conhecida como bergamota ou mimosa no sul do Brasil – é um dos cítricos mais comercializados no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), que recebeu em 2017 cerca de 62.041 toneladas do produto, provenientes principalmente das cidades de Campanha (MG) e as paulistas Limeira, Pirangi, Vista Alegre do Alto, Paranapuã, Marapoama e São Miguel Arcanjo.

Além de barata, a tangerina ponkã se diferencia da sua prima mais famosa, a mexerica, por suas priopriedades anti-inflamatória, laxativa, diurética, digestiva, analgésica, cicatrizante, revigorante, antisséptica, antivirótica, estimulante, expectorante, refrescante e aromática.

Apesar de nutricionalmente ambas serem muito parecidas, a mexerica vem da planta Citrus deliciosa – que traz a casca com muito mais óleos essenciais que deixam aquele cheiro forte e ácido quando se descasca a fruta -, enquanto que a ponkã é da espécie Citrus reticulada, com casca mais grossa e mais fácil de ser descascada.

Acredita-se que a tangerina ponkã tenha sido originada na China, e os primeiros relatos da fruta no Brasil remontam a meados do século 19. A fruta é rica em vitaminas C, B1 e B2, que são benéficas para a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca.

Traz ainda grande quantidade de fibras – ajudam no bom funcionamento do intestino – e de sais minerais como magnésio, potássio, cálcio e fósforo, e da substância betacaroteno (precursor da vitamina A), que aumenta a resistência às infecções. É rica em antioxidantes e diminui o risco de Alzheimer.

A tangerina ponkã tem época da safra entre março a setembro, quando é encontrada com melhores preços e melhor sabor. Então, não perca a chance e aproveite agora para consumir esse produto sazonal!

Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebookblog e Instagram) da Companhia.

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome