Conheça os benefícios da tangerina cravo

0
601
SB post

Originária da Ásia e Austrália, a tangerina foi trazida ao Brasil pelos portugueses no final do século 19, quando foi introduzida primeiro na região litorânea, e depois foi sendo levada para o interior do país.

Seu nome muda de acordo com a região do Brasil: no sul, ela é chamada de bergamota ou vergamota. No centro-sul, São Paulo e norte do Paraná, é chamado de mexerica ou ponkam, enquanto que no Rio de Janeiro é tangerina – como na Bahia.

Já no Espírito Santo faz-se distinção entre a mexerica (Citrus reticulata) e a tangerina ou tangerina-verdadeira (Citrus tangerine), como ocorre na língua inglesa, onde a mexerica é uma mandarin orange e a tangerina é uma tangerine.

Na maior parte do nordeste, é chamada de laranja cravo, e em alguns poucos lugares, como em Curitiba e no litoral paranaense (principalmente em Paranaguá), é chamada de mimosa. Diferenças no nome à parte, a verdade é que são comercializadas no Brasil as principais variedades de tangerinas (C. reticulata Blanco) cultivadas são a cravo, poncã (ou ponkan), dancy e montenegrina.

A tangerina cravo se distingue das demais pela cor da sua casca, mais avermelhada que as outras, seu perfume forte e bem característico, e por ser mais doce e menos ácida que as suas primas. As suas propriedades medicinais mais conhecidas tem ações anti-inflamatórias, diuréticas e tônicas. Também possuem propriedades laxativas, devido à grande quantidade de fibras, devendo ser consumida com o bagaço para melhorar o funcionamento do intestino. Veja outros benefícios:

  • Possui efeito diurético, digestivo e tônico.
  • É indicada para o tratamento da hipertensão arterial e prevenção da arteriosclerose.
  • Suas fibras protegem o organismo de doenças como câncer, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares.
  • O chá das folhas é considerado um calmante e pode ser conservado na geladeira por até três semanas.
  • As cascas da tangerina são usadas como um tônico para estimular a produção de ácido clorídrico, que ajuda na digestão dos alimentos
  • O extrato de tangerina é utilizado para evitar o ressecamento da pele, tratar vasos capilares danificados e estimular o crescimento de cabelos.
  • No inverno, por causa da sua riqueza em vitamina C, a tangerina ajuda o corpo a se proteger dos transtornos típicos do período frio, como os resfriados.
  • 100 gramas destas frutas fornecem apenas 53 kcal.

Encontrada com mais facilidade nos meses de fevereiro a junho.

Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebookblog e Instagram) da Companhia.

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome