Conheça os benefícios da manga palmer

0
662
SB post

Originária da Ásia, a manga chegou ao Brasil trazida pelos portugueses e já foi vítima de uma fake news (notícia falsa): a de que comê-la com leite faria mal à saúde. Pura bobagem! Essa informação foi criada lá no passado pelos donos de escravos, para evitar que os pobres coitados não consumissem essa fruta, considerada então digna somente dos homens brancos.

Pelo contrário! A combinação leite com manga é mais do que bem-vinda pelo nosso organismo, que pode se beneficiar tanto do cálcio do leite, como dos nutrientes da manga, que é rica em caroteno, vitamina A, vitamina C, vitaminas B1, B2, B5 e sais como o fósforo, ferro e cálcio.

Uma manga fresca contém cerca de 15% de açúcar, até 1% de proteína e quantidades significativas de vitaminas, minerais e antioxidantes. A manga palmer tem algumas vantagens: em comparação com outras variedades, o caroço da manga palmer é menor, e sua polpa representa aproximadamente 72% do fruto. Além de ser muito doce e com poucos fiapos, ela traz outros benefícios, tais como:

  • Faz bem para saúde da pele devido aos seus antioxidantes
  • Ajuda na perda de peso ao dar sensação de saciedade
  • Estimula o bom funcionamento do cérebro
  • Mantém a boa saúde do intestino devido às fibras
  • Promove a saúde dos olhos por conter vitamina A
  • Combate a anemia graças à alta quantidade de ferro
  • Possui ação antibactericida e é também utilizada em afecções pulmonares (bronquite asmática, bronquite catarral e tosse
  • Combate o estresse, devido às altas concentrações de potássio e magnésio

Segundo o Portal São Francisco, “a mangueira foi a árvore asiática que melhor se adaptou ao clima brasileiro, produzindo inúmeras variedades, tornando-se quase obrigatória na paisagem do norte e do nordeste do país, e sendo facilmente encontrada em cultivo na Amazônia e nas regiões Sudeste e Centro-Oeste”.

Para conferir a veracidade dessa afirmação, basta prestar atenção nas ruas, que até mesmo na capital paulista é possível ver aqui e ali pés de mangueiras, que ficam carregadas de frutas em certas épocas do ano, fazendo a festa de passarinhos, morcegos (sim, existem morcegos na cidade grande!) e da criançada.

Presente nas mesas brasileiras quase o ano todo, a manga palmer pode ser encontrada com mais força nos meses de outubro a março. EM 2017, deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) cerca de 44.035 toneladas do produto, provenientes principalmente das cidades baianas de Livramento do Brumado, Juazeiro e Dom Basílio, das paulistas Vista Alegre do Alto e Jardinópolis, da pernambucana Petrolina e da mineira Matias Cardoso. No dia 19/2, a fruta estava sendo comercializada a um preço médio de R$ 2,59/kg no atacado.

Para mais dicas de alimentação, acesse as mídias sociais da CEAGESP: FacebookBlog e Instagram.

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome